sábado, 18 de setembro de 2010

COSTUMES E TRADIÇÕES

Oi!!!
Esta é a primeira vez que escrevo , gostaria de contar tantas coisas, e tantas experiências, ..., mas resolvi começar, contando algumas curiosidades que no decorrer do tempo fui aprendendo, espero que gostem.

CASAMENTO

Não se sabe ao certo a data exata da primeira cerimônia de casamento da História. Evidências mostram que um ritual parecido como o que existe hoje surgiu na época da Roma Antiga, quando as mulheres que estavam prestes a selar o matrimônio vestiam se especialmente para a ocasião, enfeitando os cabelos com flores brancas – que simbolizavam felicidade eterna – e ramos de espinheiro – para afastar os maus espíritos. Mais tarde, o véu foi adicionado ao figurino: no início, era uma homenagem a uma das deusas mais populares da mitologia greco-romana. Vesta, como ela era chamada, protegia os lares das famílias e também trazia bons fluídos aos novos casais.




 
ALIANÇAS

Os hindus foram os primeiros a usar alianças de casamento. Essa tradição foi trazida para o ocidente por gregos e romanos.
No início, a aliança era vista como um “certificado de compra” da noiva e também como um aviso para outros homens de que ela já não estava disponível. Após o século IX, a Igreja Cristã a adotou como símbolo de fidelidade.
Os antigos gregos e romanos definiram o quarto dedo da mão esquerda, como o dedo da aliança, acreditando que por ele passava uma veia que seguia diretamente para o coração. Hoje sabemos que isso não é correto.



 
Arroz de festa
O ato de jogar arroz nos noivos surgiu na China, região que sempre considerou o grão como um símbolo de prosperidade. Há dois mil anos, um célebre mandarim quis desejar toda a sorte do mundo para sua filha que estava se casando e simulou uma “chuva” do cereal durante a cerimônia. A partir deste dia, atirar grãos de arroz nos recém-casados simboliza votos de felicidades.




Buquê
Um dos acessórios indispensáveis de qualquer noiva também apareceu na Grécia – só que em vez de flores, o arranjo era composto de ervas e alho. Os gregos acreditavam que as ervas traziam prosperidade ao casamento e o alho afastava influências negativas na ida conjugal. As flores foram introduzidas logo depois. Cad uma tinha um significado: o lírio representava a pureza; as rosas vermelhas, o amor; e as flores de laranjeira, a felicidade.





O vestido da noiva
Nos primórdios da civilização chinesa, as moças que estavam para se casar usavam um vestido vermelho, que simbolizava o amor. A mesma cor também era adotada na Europa durante a Idade Média, mas representando a vinda de um “sangue novo” na família.
O branco nunca havia sido utilizado até o dia em que a Rainha Vitória da Inglaterra, apaixonada pelo primo, rompeu todas as regras em pleno século 17 e casou-se por amor, vestindo-se de branco e com um véu para cobrir o rosto – fato improvável para um membro da realeza, que jamais ocultava sua identidade. Com a disseminação da burguesia, casar-se de branco passou a ser sinônimo de pureza.




fonte: wikipedia.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário